MLM vs ESQUEMA DE PIRÂMIDE

19-08-2014 17:11

Existem pessoas que entram no mundo do multinível deixando-se levar pela emoção do momento ou porque conhecem alguém que está a ganhar dinheiro numa empresa como distribuidor independente. É preciso ter muito cuidado, pois hoje em dia são várias os Esquemas em Pirâmide disfarçados de Multinível, que prometem um retorno anormalmente elevado e não é necessário vender nenhum produto para ganhar dinheiro. Normalmente, basta cumprir uma tarefa diária (sem retorno real) para a empresa!

Também se deve ter cuidado com os HYIPs, porque são Esquemas Ponzi disfarçados de Programas de Investimento. Muitos dos aldrabões que promovem este tipo de esquemas, também dizem que é MMN.  Aqui, os antigos investidores são pagos com o dinheiro dos novos investidores. O dinheiro não é investido!

Hoje em dia, são vários os esquemas ilegais disfarçados de MMN e, por isso, deves ter muito cuidado antes de escolher uma empresa (legal) de Marketing Multinível. Para isso é importante que analises os seguintes aspetos:

A Empresa Multinível – A empresa deve contar com um ou mais espaços físicos em todo o mundo, com uma forma de contacto por telefone e online. Informa-te sobre a história da empresa, quem é o dono da empresa e sobre o seu presidente. Se for uma fraude, o mais certo é que coloquem informação errada ou os seus recrutadores usem informação errada ou omitam coisas importantes, com o objetivo de recrutar novas vítimas, pois as fraudes costumam pagar muito dinheiro pelo recrutamento. Deves conhecer a viabilidade financeira da empresa, se é uma empresa de capital privado ou cotada em bolsa e qual é o capital que dispõe para investir. Isto é importante, porque à medida que cresce a quantidade de novos afiliados, aumenta proporcionalmente a procura pelo produto, a logística, a armazenagem e os seus gastos. Também deves ter em conta o plano de compensação. Deve ser transparente e fácil de entender!
Os Produtos – Os produtos devem ser o foco da empresa. Devem ter qualidade, ser únicos e não serem vendidos a um preço superior ao que é vendido por outras marcas. Se for vendido a um preço superior à concorrência e tiver igual ou pior qualidade, ninguém vai estar interessado em comprar. É tão simples quanto isso! O produto deve incentivar o recompra, ser acessível e económico, ser fácil de apresentar, ser um substituto para outro produto e exclusivo.
Plano de Marketing – Embora os aspetos anteriores sejam importantes, não são o fator fundamental a ter em conta. O ponto chave é, encontrar um negócio MMN que tenha um sistema de marketing duplicável. É importante ter um sistema que tu e os teus downlines possam começar desde o minuto zero a aplicar estratégias para começar a gerar vendas.
Sustentabilidade – Não escolhas um negócio MMN só porque tem um plano de compensação que paga uma fortuna pela venda de produtos ou pelo recrutamento. Porque… se o produto não vale nada ou é uma fraude, ou mais cedo ou mais tarde vais acabar por perder tempo, ficar identificado como um “aldrabão” e ninguém mais vai confiar em ti. É melhor estar num negócio MMN que paga menos, mas tem produtos melhores e as pessoas estão satisfeitas.